A investidura pelo Quinto Constitucional é uma ABERRAÇÃO em minha modesta ótica. Através do Quinto Constitucional são indicados AGENTES do MP assim como advogados indicados por suas instituições.

Penso que a Magistratura pela seriedade com que deve ser revestida deve ser reservada apenas através de Concurso Público onde apenas os mais qualificados são aprovados.

Para o preenchimento de vagas nos Tribunais Regionais e igualmente nos Tribunais Superiores em Brasília penso que as vagas deveriam ser dirigidas por região.

Exemplo: surge uma vaga num desses Tribunais e pelo rodízio essa é da região sul. Então os Tribunais dos Estados que integram tal região         indicariam uma lista tríplice ao Governador que a remeteria ao Tribunal em que houvesse vaga e ali seria então escolhido um dos três integrantes de tal lista. Assim teríamos o preenchimento de tais vagas apenas por  Magistrados de carreira, ou seja, profissionais cuja qualificação e honra não poderia ser discutida por razões óbvias.

Hoje as indicações são políticas aos Tribunais Superiores e a “aprovação” dos indicados é confirma depois de uma “SABATINA” dos mesmos pelo Senado Federal. E aí eu pergunto o que se exige para alguém chegar ao Senado Federal? Popularidade ou trabalhar para alguma empresa de comunicações. Exemplo disto é o caso de um senhor eleito pela RB$ que alcançou UM MILHÃO DE VOTOS.

Não sendo ele funcionário dessa $onegadora empre$a teria conseguido tal número de votos? Obviamente que não penso seja a resposta honesta. Esse senhor pelo menos tem boa escolaridade, mas lá também há por certo os que penso saibam apenas escrever ou assinar se assim preferirem seus nomes.

Assim tal sabatina é mais uma piada imposta aos que não pensam.

Assim penso seja mais simples do que se imagina acabar com indicações de cunho meramente político/partidário.

Se houver algum leitor que tenha reparos a minha opinião aqui expressa que comente aqui no blog, pois busco contribuir para que a cidadania possa fazer com que essas instituições sejam aprimoradas o que atende ao interesse de todos os brasileiros.